O ESCRITÓRIO

O MLD Restauração Arquitetônica Integrada, é um escritório de arquitetura fundado em 2001 – sucedendo escritório criado em 1989 –, com sede na cidade de São Paulo, composto pela associação de arquitetas e arquitetos dirigida pela sócia fundadora Maria Luiza Dutra.

 

Reconhecido pela excelência em consultoria e projetos de arquitetura e preservação do patrimônio cultural edificado do Brasil, é um escritório versátil – que não procura ser rígido e fechado, buscando colaborações e parcerias com profissionais de múltiplas áreas do conhecimento, conforme os trabalhos a serem desenvolvidos -, capaz de enfrentar diversas escalas, escopos e contextos, em virtude do desenvolvimento de metodologias próprias para levantamentos, diagnósticos e projetos que privilegiam e incorporam os conceitos de preservação reconhecidos nacional e internacionalmente, conciliando-os a inovações técnicas e funcionais.

 

Nessa trajetória, recebeu prêmios por projetos e obras construídas, dentre os quais destacam-se: o restauro e adequação da residência dos Moreira Salles, atual sede do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro; o restauro e intervenção no Mercado Municipal de São Paulo; e o restauro do Theatro Municipal de São Paulo, dentre outros.

 

Os projetos do escritório refletem um pensamento crítico sobre aspectos da preservação, conservação e do restauro no âmbito da arquitetura, que se estende para as esferas cultural e acadêmica, na participação e organização de seminários, cursos, eventos culturais e exposições, assim como na docência, na pesquisa acadêmica e em concursos, reconhecendo a importância da atuação múltipla como meio de debate arquitetônico e inserção profissional.

 

Constatando que as disciplinas de arquitetura e restauro não podem ser dissociadas, posto que precisam trabalhar conjuntamente para serem entendidas em sua totalidade, a denominação “Restauração Arquitetônica Integrada” serve como construção de um pensamento vinculado a uma arquitetura de intervenção e restauro criada a partir de profunda conexão com as bases históricas e culturais intrínsecas a cada lugar, com o objetivo de contribuir para a construção da urbanidade nos contextos em que atua, colaborando para a formação cultural de nosso país, nossas línguas, nossas formas de vida e nossas histórias: nossas preexistências.

 

A partir dessa compreensão, se valoriza a importância da concepção arquitetônica, das soluções construtivas, da viabilidade econômica e, principalmente, do entendimento da cidade como espaço de diálogo entre as obras de arquitetura de cada tempo.

A EQUIPE
MARIA LUIZA DUTRA

marialuizadutra@mld.arq.br

Arquiteta diretora

Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU – USP) em 1978. É especialista em Conservação Arquitetônica pelo International Centre for Conservation and Restoration of Monuments (ICCROM – UNESCO) em Roma, 1980. Trabalhou no Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) entre 1977 e 1989, tendo ocupado o cargo de Chefe de Seção Técnica de Crítica e Tombamento da Divisão de Preservação e de Diretora da Divisão de Preservação entre 1981 e 1989. Coordenou o projeto e realizou o acompanhamento técnico das obras de restauro, reforma e adaptação do Theatro Municipal de São Paulo em 1987 e 1988. Foi professora de Teoria da Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) entre 1989 e 2001.

 

Foi Consultora de Patrimônio do Programa Monumenta entre 2001 e 2002, tendo participado dos Planos de Preservação de 21 centros e cidades históricas tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sendo elas: Manaus – AM, Alcântara – MA, São Luiz – MA, Corumbá – MS, Goiás Velho – GO, Oeiras – PI, Icó – CE, Olinda – PE, Penedo – AL, Salvador – BA, Cachoeira – BA, Lençóis – BA, Laranjeiras – SE, Tiradentes – MG, Congonhas ­– MG, Diamantina – MG, Paraty – RJ, Aldeia de Carapicuíba – SP, São Francisco do Sul – SC, Porto Alegre – RS e Pelotas ­– RS. Foi, também, Consultora Permanente de conservação e restauro de patrimônio histórico da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM) entre 2008 e 2014.

 

Fundou o escritório MLD Restauração Arquitetônica Integrada em 2001 – sucedendo escritório criado em 1989 –, do qual é diretora e responsável técnica.

LETÍCIA BALDO

leticia@mld.arq.br

Arquiteta

Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU – USP) em 2010 e pós-graduanda em Restauro de Arquitetura pelo Centro Técnico Templo da Arte.

 

Integrou a equipe da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM) entre 2009 e 2011. Integra a equipe do MLD Restauração Arquitetônica Integrada desde 2011.

DANIEL CARCAVALLI

daniel@mld.arq.br

Arquiteto

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu (FAU – USJT) em 2018 e mestrando na mesma instituição, com estudo sobre intervenção arquitetônica em patrimônio edificado na cidade de São Paulo.

 

Colaborou, como editor, com a Revista 5% Arquitetura + Arte entre 2017 e 2018. Integra a equipe do MLD Restauração Arquitetônica Integrada desde 2018.

DIEGO PINHEIRO

diego@mld.arq.br

Estagiário

Graduando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Associação Escola da Cidade (FAU – AEC). Integra a equipe do MLD Restauração Arquitetônica Integrada desde 2019.