Sobre

Breve histórico
MLD ARQUITETURA E RESTAURO

O escritório foi fundado em 2001 pela arquiteta Maria Luiza Dutra – em continuidade a escritório anterior criado em 1989 – e é reconhecido pela excelência em consultoria e projetos de arquitetura e preservação do patrimônio cultural edificado.

Nosso diferencial está no desenvolvimento de metodologias próprias para levantamentos, diagnósticos e projetos que privilegiam e incorporam os conceitos de preservação reconhecidos nacional e internacionalmente, conciliando-os a inovações técnicas e funcionais.

MARIA LUIZA DUTRA

marialuizadutra@mld.arq.br

Sócia fundadora, Responsável Técnica e Coordenadora da área de Projetos

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU USP) em 1978. É especialista em Conservação Arquitetônica pelo “International Centre for Conservation and Restoration of Monuments – Architectural Conservation” – ICCROM/UNESCO em Roma, 1980. Trabalhou no Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) entre 1977 e 1989, tendo ocupado o cargo de Chefe de Seção Técnica de Crítica e Tombamento da Divisão de Preservação e de Diretora da Divisão de Preservação entre 1981 e 1989. Coordenou o projeto e realizou o acompanhamento técnico das obras de restauro, reforma e adaptação do Teatro Municipal de São Paulo em 1987/1988. Foi professora de Teoria da Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos; e sócia diretora e responsável técnica do escritório Dutra & Menezes Arquitetura e Restauro entre 1989 e 2001.

 

Foi Consultora de Patrimônio do Programa Monumenta entre 2001 e 2002, tendo participado dos Planos de Preservação de 21 centros e/ou cidades históricas tombados pelo IPHAN: Manuas (AM); Alcântara e São Luiz (MA); Corumbá (MS); Goiás Velho (GO); Oeiras (PI); Icó (CE); Olinda (PE); Penedo (AL); Salvador, Cachoeira e Lençóis (BA); Laranjeiras (SE); Tiradentes, Congonhas e Diamantina (MG); Parati (RJ); Aldeia de Carapicuíba (SP); São Francisco do Sul (SC); Porto Alegre e Pelotas (RS). Foi, também, Consultora permanente de conservação e restauro de patrimônio histórico da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM) entre 2008 e 2014.

Fundou o escritório Maria Luiza Dutra & Associados Arquitetura e Restauro, atual MLD Arquitetura e Restauro, em 2001, onde tem atuado ininterruptamente.